top of page
  • giuliallupo

SHE WOLF convida GG Learte aka SUSTOS

"Não julgue um pixador pela capa"

Optei por esse título porquê existe um grande preconceito de quem pixa, mas essa entrevista vai te deixar sem palavras.

GG Learte aka Sustos, é um poeta, um pensador, um comunicador, um artista e também, um pixador. Venha se surpreender com as suas palavras poderosas e que refletem sua história.

Explique a sua arte em uma frase ou, melhor ainda, em uma palavra.

A palavra para definir o meu trabalho é: mística.


O que você diria aos artistas que estão começando hoje?

Aos artistas que estão começando hoje eu diria o seguinte: segue a luta, acredite em você antes de qualquer outra pessoa, quem tem que acreditar em você é você mesmo.

Se realmente é isso que você quer pra você, este é um caminho difícil, muito difícil, mas se você acredita firmemente, segue a luta que vai dar certo.


O que você acha um artista não deveria fazer nunca?

O que eu acho que os artistas nunca deveriam fazer é esnobar o próximo que está começando ou quem já faz isso há um certo tempo e, às vezes, não chegou num lugar que essa pessoa considere relevante.

Nunca desrespeite o próximo, nunca esnobe o próximo, seja correto, não deixe sua vaidade ser maior que o seu talento. Nem tenha a vaidade até o ponto de ela estragar a sua carreira, porque a vaidade é uma das primeiras coisas que estraga tudo em um artista.

Seja humilde, dê oportunidades de vida, faça parte e por aí!


Você tem um lema pessoal que acaba sendo a forma de você lidar com as coisas?

Esse é lugar, e você já está aqui então vai!

Aproveite faz o que você tem que fazer e faça isso da melhor forma possível, bora!


Dada a escolha de qualquer pessoa no mundo, quem você gostaria de ter como convidado para jantar?

Basquiat para poder tirar umas dúvidas com ele, sobre toda essa mística criada pela história dele, adoraria entender como é que foi.


A situação mais complexa que você já se encontrou.

A situação mais complexa que eu lidei foi a execução de um prédio que fiz na rua Augusta porque o balancim não descia até o final por causa de uma rede de fios que estava na parede e se aproximando com o balancim poderia dar choque. Mas, graças a minha experiência como profissional em vários segmentos, eu consegui fazer o trabalho.


Pelo que você se sente mais grato na vida?

Na vida hoje me sinto mais grato por ter minha mãe e minha filha. Essa filha mudou o jeito de eu enxergar a vida, estou grato dela ter vindo com saúde. Isso não tem nada que pague.


Qual é o objetivo mais importante alcançado em sua vida?

Acredito que ainda está por vir, mas entre os meus objetivos que já alcancei é ter tido minha filha e ter ela do lado com saúde.


O que seria um dia perfeito para você? Eu com minha mãe, minha filha e dinheiro no bolso.


O que você acha ser a melhor coisa do Brasil e a pior?

Melhor coisa é o acolhimento e a forma que o povo lida com os problemas. As vezes mesmo no pior momento você vê a pessoa não perdendo a esperança, A esperança do brasileiro é a coisa mais mágica.

A pior coisa é a política, a corrupção, o lado do mais esperto. Dependendo da região tem muita gente que gosta de tirar vontade do outro. Até porque isso é o reflexo desse lado não ter nada, mesmo não quem não tem a esperança e ter que se agarrar em algo.


Você teve que fazer muitos sacrifícios para chegar onde está agora? O jogo valeu a pena?

Para mim valeu super a pena, porque no meu caso foi muito visceral porque nunca pensei fazer o que faço e chegar até aqui. Eu simplesmente fiz o que tinha que fazer, eu não comecei fazer as coisas com objetivo de chegar em algum lugar, só queria fazer. Aonde esse caminho iria me levar não sabia, só sei que iria seguir. Então valeu super a pena, hoje vivo disso, vivo realizado dentro das diversidades só de quem viver do que amo isso não tem dinheiro que pague. E a satisfação de bem-estar quanto isso é libertador, não tem dores que teria em outras profissões. Não que essa profissão seja a mais fácil do mundo.


Qual você considera a sua melhor obra / projeto?

Acho que a minha maior obra em relação a superação comigo mesmo, foi um projeto que eu fiz para Studio SP onde que criei a identidade visual. Além de ser um lugar muito importante, é um projeto que ficou muito bonito. Apesar de ter outros, mas esteticamente falando esse é um trabalho que o resultado ficou muito lindo.


Como você se reinventa nesse mundo de constante mudança?

Eu me reinvento conforme o mundo vai mudando. Você tem que se reinventar, tem que reescrever a sua história todo dia.

A vida é uma diversidade você nunca sabe o que é o amanhã. Você só conhece o agora, o amanhã ainda não existe e o ontem já passou. O momento de você mudar a história é agora! Então o que está acontecendo agora na sua vida, tem que se adaptar e viver o que você tem que viver nesse exato momento. É assim que eu vejo a vida, crio planos para o futuro, mas eu tenho que enxergam o agora. O amanhã vai ser o reflexo do agora, só que o agora existe, mas o amanhã ainda não existe. É assim que eu levo a vida.


O que você acha das funções das galerias de hoje?

Eu acho que as galerias têm uma grande importância na carreira de muitos artistas só que tem algumas que não dão o devido valor aos artistas, a alguns artistas pelo menos.

Tem artistas que merecem ser muito mais valorizados e as galerias as vezes “batizam” alguém que simpatizam, abraçam a causa dele e fazem com que aquele chegue em um lugar que ainda não merece.

Dito isso as galerias continuam ter uma grande importância, porém a internet hoje em dia está aproximando o público direto aos artistas, e o artista está se tornando mais independente.


Se você quer dizer algo além das perguntas, que você gostaria fosse parte da entrevista, pode adicionar tudo que quiser aqui.

Eu queria deixar uma ideia uma reflexão: a vida como artista ela tem um lado muito bonito que é o lado do glamour, que é o lado da conclusão final dos projetos, que a partir de usufruir de todo aquele trabalho. Mas isso aí só é uma noite, só é um momento: você geralmente vai ter muito mais tempo se dedicando, trabalhando, estudando a arte do que simplesmente usufruindo dela. São poucos os momentos que você tem pra usufruir dela da forma correta e se dedique como se fosse o último projeto.

Humildade sempre, seja humilde, não seja soberbo.

Respeite quem está produzindo, quem está te ajudando a produzir, o pessoal da produção, o segurança, a faxineira, quem trabalha na galeria, quem trabalha no projeto, quem está lá fazendo a base pra você poder estar ali. Respeite essas pessoas, não ache que você é o dono do mundo, pelo contrário você só um grãozinho de areia nessa terra.







Artes:

1- foto cortesia do artista GG Learte

2- foto de Giulia L.Lupo (tag)

3- sobreposição de duas fotos cortesia do artista GG Learte

#gglearte #sustos #pixo #pixacao #pixador #tag #bombing #artexposure #artexponewyork #expoart #artofexposure #expoartesp #expoartesanias #expoarte #artexpo #theotherartfair #artmoderne #frenchartists #moderart #collectorart #exhibitionart #artmodern #emergentartist #artfrance #artexposition #exposicaodearte #exposiciondearte #exposiçãodearte #blackartexpo #expositionart #artcollector #arte #arteabstracto #artecontemporaneo #artes #pinturaacrilica #artemoderna #artemoderno #artecontemporáneo #artista #pintura #galeriadearte #artistaplástico #arteurbanabr #brandagency #empreendedorismofemininobrasil #businessdesign #designstrategy #colorginarteurbana #graffiti_magazine #webdesigntips #excitedforthefuture #artistaplastico #artistatwork #looktothefuture #printad #editorialportrait #creativedirectors #adcampaign #xxlmagazine #etsymagazine #magazinestreet #galeriadearteurbana #arteurbanasp #magazinelayout #pagelayout #logodesignprocess #designsystem #welovebranding #startuplogo #thefutureentrepreneur #thefutureoffashion



39 views0 comments

Comments


bottom of page