top of page
  • giuliallupo

A Conversão de São Paulo, mural realizado com o Consulado Italiano em São Paulo


Fomentar o acesso à arte, possibilitando que todos apreciem a beleza das magníficas obras italianas.

Foi dessa maneira que o Consulado Geral da Itália, em colaboração com a curadora Giulia Lavinia Lupo, escolheu o aclamado artista italiano Andrea Ravo Mattoni para ornamentar um edifício no centro da cidade, em resposta ao convite da Prefeitura de São Paulo para integrar o projeto municipal "MAR - Museu de Arte da Rua".




Em um processo que durou duas semanas, concluído em dezembro de 2021, Andrea Ravo embelezou um prédio de 13 andares no Viaduto Mesquita Filho, nesta metrópole que se destaca como um epicentro da arte urbana, com seus imponentes arranha-céus ansiosos por decoração.


A obra, inspirada na pintura original do pintor do final do Renascimento Moretto da Brescia, fonte de inspiração do renomado Caravaggio, retrata a queda de São Paulo do cavalo. A obra original está localizada em Milão, na igreja "Santa Maria presso San Celso".


A inauguração deste novo marco nas sólidas relações entre Itália e Brasil é acompanhada por uma significativa atividade de promoção cultural realizada pelo Consulado Geral da Itália ao longo deste ano, a partir de maio. O objetivo é apoiar a revitalização da cultura na cidade, destacando que a arte, apesar de ter sido um dos setores mais afetados pela pandemia, é também uma força que nos permite estreitar laços entre países e culturas diversas, e deve ser acessível a todos.


Produção: She Wolf by Giulia





4 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page